TV Assembleia

Inicial | Notícias | Programação Diária | Fale Conosco
16-05-18 12:10

Confirmados 28 casos e duas mortes por H1N1 no Piauí

O médico infectologista Carlos Nery Costa ensina a diferença entre a gripe comum e a gripe do vírus H1N1.
O Piauí registra 28 casos de H1N1, dois vieram a óbito, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Crianças e idosos estão entre as principais vitimas da doença. Além da vacinação, medidas preventivas, como higiene, são essenciais para evitar a gripe.

O médico infectologista Carlos Nery Costa ensina a diferença entre a gripe comum e a gripe do vírus H1N1. É um vírus entre tantos outros que causam a gripe, mas causa preocupação porque sofre mutações anuais. Crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas são as que mais sofrem com os efeitos da doença.

Os sintomas do H1N1 são similares aos sintomas da influenza humana comum (gripe comum). Eles incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade. Já foram relatadas formas graves da doença com pneumonia e falência respiratória, além de mortes. A gripe suína pode causar também uma piora de doenças crônicas já existentes.

Assista a reportagem com Thiago Moraes e Marques Filho.



Edição Site TV Assembleia PI
Fonte: Redação Site



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3133-3000
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí