TV Assembleia

Inicial | Notícias | Programação Diária | Fale Conosco
22-03-18 10:15

Programa da ONU de combate à pobreza rural no nordeste brasileiro entra em nova fase

O programa procura incrementar o impacto e a eficiência de programas e políticas de combate à pobreza rural no Nordeste do Brasil.

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) lançou na última quinta-feira (15), na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília, a nova fase do projeto ‘Semear Internacional’.

O objetivo é facilitar o acesso a boas práticas no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no nordeste brasileiro.

O programa – cujo nome oficial é ‘Capacitação para uma gestão com base em resultados e melhoria contínua de inovações em políticas públicas para o combate da pobreza rural no Nordeste brasileiro’, ou simplesmente ‘Semear Internacional’ – procura incrementar o impacto e a eficiência de programas e políticas de combate à pobreza rural no Nordeste do Brasil.

As iniciativas são gerenciadas pelas autoridades brasileiras através de projetos financiados pelo FIDA, com a construção de capacidades institucionais entre as agências do governo no monitoramento e avaliação de resultados.

“O FIDA é uma agência humanitária da ONU e também um fundo de desenvolvimento internacional da agricultura com a finalidade específica de reduzir a pobreza rural nas áreas mais isoladas. Trabalhamos prioritariamente na África, mas também temos atuação na América Latina”, explica o economista regional e gerente de programas do FIDA no Brasil, Paolo Silveri.

“No Brasil, trabalhamos há mais de 30 anos no Nordeste. Com a experiência na África, desenvolvemos muitos conhecimentos para o semiárido. Com apoio do governo federal, por exemplo, temos capacitações e assistência técnica, além do fortalecimento da agricultura familiar e de grupos mais vulneráveis”, ressaltou Paolo ao programa ‘Brasil Rural’, da Rádio Nacional.

Na entrevista, Paolo cita também desafios na área rural do país como a fome, apesar da alta produção agrícola, e a falta de políticas públicas para a agricultura familiar. Acesse a entrevista na íntegra clicando aqui.


Edição Site TV Assembleia PI
Fonte: ONU



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí