TV Assembleia

Inicial | Notícias | Programação Diária | Fale Conosco
15-07-17 12:26

Por que no dia 15 de Julho se comemora o dia do Homem?

Apesar de possuírem datas diferentes, o dia nacional do Homem é comemorado no dia 15 de julho,

Elas foram criadas para comemorar algum tipo de feito heróico (ou não), lembrar algum tipo de acontecimento, homenagear alguém importante ou mesmo um acontecimento histórico, conquistas importantes, os motivos são vários para a criação de uma data comemorativa.

Apesar de possuírem datas diferentes, o dia nacional do Homem é comemorado no dia 15 de julho, enquanto que o de cunho internacional é celebrado no dia 19 de novembro de cada ano. E datas comemorativas pelo mundo são eventos que mais lotam os calendários letivos de cada país. O Brasil, por exemplo, é um dos lugares com mais feriados do mundo. E existem datas comemorativas que muita gente ainda não conhece ou que ainda não se familiarizou, como o dia do homem, por exemplo.

Mas por que que se comemora o dia do homem? Por que essa data não é muito lembrada e poucas pessoas sabem que ela existe?

1 – O dia do homem

dia-do-homemINT

Muita gente acha a data bizarra ou mesmo motivo de invenção do marketing para as lojas lucrarem muito com presentes e alavancarem as vendas e o lucro. A ideia dessa data para o homem foi instituída no dia 19 de novembro de 1999 nas ilhas localizadas no Caribe, as famosas Trinidad e Tobago.

A proposta teve apoio da Organização das Nações Unidas, a ONU, e tem o intuito de melhorar a relação de igualdade entre gêneros, além de dar destaque aos papeis positivos empenhados pelos homens, além de reforçar os cuidados com a saúde deles.

2 – Dia do Homem no Brasil

wagner_moura_a_busca_1

 

A origem não se sabe muito bem, mas comemora-se no Brasil o dia do homem em 15 de Julho por conta de uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. O mês foi escolhido devido à chegada do homem à Lua, no ano de 1969, como uma forma de marco. O intuito da data, no Brasil, é chamar a atenção da classe masculina para se cuidar e dar mais atenção à sua própria saúde.

O homem moderno tem mudado bastante ao longo dos anos e, de acordo com um estudo realizado pelo IBOPE Mídia, a classe masculina tem se esforçado ainda mais para participar do dia a dia da família, ajudar nas tarefas de casa e está se preocupando cada vez mais com a aparência.


Edição Site TV Assembleia PI
Fonte: Curiosidades/História



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3133-3000
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí