TV Assembleia

Fale Conosco | Notícias
20-05-20 14:23

Pacientes testemunham sucesso do tratamento de médico cubano contra Covid-19 no Piauí

O médico de 52 anos, criou protocolo de tratamento que vem desenvolvendo com sucesso

Pelo menos sete dos 18 pacientes com Covid-19 tratados pelo cubano Jesús Fleitas Rivero, no Piauí, fazem questão de testemunhar em favor da terapia indicada pelo médico. Eles gravaram e autorizaram a divulgação de vídeos com depoimentos sobre a medicação.

Nesta segunda-feira (18), seis dos pacientes de Dr Jesús voltaram a fazer exames. Tomografias computadorizadas dos pulmões mostram o sucesso do tratamento. A presença do vírus está praticamente sumindo. Os pulmões dos pacientes estão ficando limpos.

O médico de 52 anos, criou protocolo de tratamento que vem desenvolvendo com sucesso, no Piauí, em vítimas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele está na linha de frente de combate ao vírus.

Em nenhuma das fases da doença o médico administra ou indica a seus pacientes o uso da hidroxicloroquina, medicamento que vem causando muitas controvérsias no meio científico por causa dos seus efeitos colaterais.

Jesús Rivero: nossa luta é pra salvar vidas
Médico Jesús Rivera

O trabalho do cardiologista está sendo feito a partir da experiência com 18 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e se tornaram pacientes do Jesús Rivera, que trabalha em três hospitais de Teresina - DMI, Itacor e Med Imagem.

Paciente Elita Duquesa, de Teresina, fala sobre o tratamento:



Formado em Cuba, o médico Jesús Fleitas Rivero mora há 23 ano Piaui e quer validar esse novo protocolo para que possa ser adotado nos hospitais do estado e ajudar salvar vidas de vítimas da Covid-19. Para isso, o médico já fez contato e está aguardando resposta do governador Wellington Dias.

No tratamento desenvolvido por Rivera, em todas as fases da Covid-19 são usados basicamente três medicamentos - nitazoxanida, azitromicina e prednisona.

De acordo com o médico, dependendo da evolução da enfermidade e da situação de cada paciente, algumas medicações complementares como metilprednisolona, antibióticos de amplo espectro e heparina são acrescentadas.

Relato do paciente José Costa Aguiar filho, 50 anos, de Codó- MA:



Fases da Covid-19

O médico Jesús Fleitas Rivera dividiu a Covid-19 em quatro fases: 1 - replicação do vírus; 2 - inflamatória; 3 - trombogênica; 4 - da coagulação intravascular disseminada.

Na primeira fase, a inicial, da replicação viral, que vai de 1 a 5 dias, o tratamento é feito com Nitazoxanida (500 mg de 8 em 8 horas durante 7 días) mais a Azitromicina (500 mg 2 cápsulas de 12 em 12 horas, durante 5 días).

"Na fase inicial da doença, a da replicação, o paciente apresenta febre tosse e perde o olfato e o paladar. A pessoa, comprovadamente infectada, recebe a prescrição e fica em casa, isolada, sem contato com familiares ou amigos, tomando os remédios e as medidas de higiene", explica Dr Jesús.

Na segunda fase, a inflamatória, que vai de 5 a 10 dias é quando cresce a velocidade de sedimentação sanguínea e se eleva radicalmente a concentração da chamada "proteína C reativa" no sangue, a medicação é acrescida de Prednisona (60mg pela manhã durante 5 dias).

 "Essa é a fase chamada de tormento imunológico, do mal estar geral, dor, febre e tosse. O repouso de pelo menos 12 horas por dia é importante para poupar esforços do paciente, diz o médico.

Na terceira fase, a da trombogenia (formação de trombos), que o médico subdividiu em duas e que vai de 7 a 12 dias, é acrescida a Heparina BPM (Baixo Peso Molecular).

Rivera explica que no primeiro momento da terceira fase da Covid-19 há uma trombogenia pulmonar superficial, dificultando a respiração (falta de ar). No segundo momento dessa fase a situação se agrava, porque começa ocorrer uma trombogenia pulmonar profunda.

"Neste ponto, é necessária uso imediato da metilprednisolona EV, de antibióticos de amplo espectro e da Heparina BPM. É também neste ponto que os médicos devem avaliar a necessidade de respiração mecânica", diz Jesús Rivera.

A quarta fase da Covid-19, segundo o médico, é a  mais grave, pois ocorre a coagulação intravascular disseminada nos pulmões, sendo necessário, além de toda a medicação prescrita, a ventilação mecânica. É nesta fase em que ocorrem a maioria absoluta dos óbitos.

Veja mais depoimentos:

Adilson Coutinho, Codó - MA:

Maria Raimunda,  Teresina:

Vânia Gomes da Silva 32 anos


Germana:


Com informações Piauí Hoje (Luiz Brandão)



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí