TV Assembleia

Fale Conosco | Notícias
22-04-19 15:48

Overdose de chocolate: Os sinais de que você exagerou nos ovos de Páscoa

A oferta de ovos de Páscoa pode ser grande, mas chocolate demais pode causar desde constipação à enxaquecas, além de gerar um dano importante ao organismo
Páscoa é o feriado dos sonhos para quem ama doces. Além da grande oferta de ovos, barras e bombons de chocolate, não há (ou há pouca) censura sobre o quanto de chocolate é possível consumir, começando na sexta-feira Santa e seguindo até o domingo de Páscoa. Brincar de "overdose" de chocolate, porém, pode causar uma intoxicação importante no organismo – e exigirá o cuidado adequado na semana seguinte.

O maior problema relacionado à data é o hábito de comer muito chocolate de uma vez só. O ideal, segundo os médicos, é consumir com moderação e não acabar com o ovo de chocolate na mesma semana (ou, em alguns casos, no mesmo dia).

O consumo exagerado pode causar sintomas comuns como náuseas, refluxo, diarreia, dor no estômago e dor de cabeça, além de irritabilidade. Crianças e idosos são as faixas etárias mais suscetíveis a esses sintomas. 

O chocolate pode desencadear ainda alguns processos alérgicos quando consumido em grandes quantidades. Reações comuns derivadas do alto consumo são coceiras, irritação na pele e até falta de sono.

Apesar de parecer inofensivo (além de delicioso), o chocolate é rico em gordura, açúcar e calorias: cada 100 gramas de um chocolate ao leite, por exemplo, pode ter 556 calorias e 32 gramas de gordura. 

Outra questão atrelada ao consumo exagerado é a vontade irresistível de continuar comendo doces. Isso ocorre porque o chocolate aumenta rapidamente a glicose no sangue. Para trabalhar todo este açúcar que ingerimos, nosso corpo produz insulina, o hormônio que transforma o açúcar do sangue em energia

Recupere-se:

Confira os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate.

– Cuide do fígado. Depois de muita gordura, açúcar e leite, dê uma atenção especial ao fígado. Prefira alimentos mais leves, como frutas e verduras, e evite carnes vermelhas, que exigem esforço do órgão.

– Água. Assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sucos.

– Segure o carboidrato. Dê um tempo nos pães, biscoitos, macarrão. Nas refeições, priorize as saladas e, se não puder reduzir muito o carboidrato, prefira batata doce, inhame e mandioca.

– Chás para digerir. Ajude seu corpo a digerir todo doce com alguns chás digestivos, como boldo, alcachofra, carqueja, espinheira santa, alecrim e hortelã.

Edição Site TV Assembleia

Fontes: Viver bem/ Huffpost/ TV Assembleia 



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí