TV Assembleia

Fale Conosco | Notícias
22-04-19 14:29

Síndrome Mão-pé-boca: Especialista explica sobre prevenção e tratamento dessa enfermidade contagiosa

Ela é mais comum em crianças de até cinco anos de idade, mas pode também acometer adultos
A doença Síndrome Mão-Pé-Boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, nas amígdalas e faringe, além de erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Ela é mais comum em crianças de até cinco anos de idade, mas pode também acometer adultos.


Mais informações

A síndrome mão-pé-boca é provocada habitualmente, mas não somente, pelo Coxsackievirus A16. Casos da SMPB também podem ser provocados por outros sorotipos do Coxsackie, tais como o Coxsackievirus A2, A4 ao A10, B2, B3 ou B5. Outros vírus, como o Echovirus 1, 4, 7 ou 19 ou o Enterovirus A71 também podem ser o agente causador, provocando sinais e sintomas muito semelhantes.

A SMPB é, na maioria dos casos, uma doença branda e benigna, que desaparece espontaneamente após alguns dias sem causar nenhum tipo de complicação. O maior problema costuma ser o risco de desidratação, pois a dor de garganta pode fazer com que a criança pare de aceitar alimentos e líquidos.

Raramente, quando a síndrome é provocada pelo vírus Enterovirus A71, ela pode ser mais perigosa, pois há um risco maior de complicações, como o desenvolvimento de encefalite (inflamação do sistema nervoso central), meningite ou miocardite (inflamação do músculo cardíaco).

Veja também



Edição Site TV Assembleia

Fonte: TV Assembleia
Imagem: Roniel Matos
Videorreportagem: James Almeida - TV Assembleia



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí