TV Assembleia

Inicial | Notícias | Programação Diária | Fale Conosco
22-03-19 11:26

Piauí é rico em recursos hídricos e Dia Mundial da Água destaca a importância desse recurso para a sobrevivência

O Piauí é um Estado rico e tem grande potencial hídrico, a exemplo do municípios de Cristino Castro com seus poços jorrantes.
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. O Piauí é um Estado rico e tem grande potencial hídrico, a exemplo do municípios de Cristino Castro com seus poços jorrante, que abastece muitas famílias de agricultores, que reconhecem o valor das águas que jorram, que brotam do chão.

Já na capital, Teresina, segundo o geólogo Érico Gomes, a falta de planejamento e de saneamento básico prejudica a preservação dos seus dois rios: Parnaíba e Poti. Quem depende das águas desses rios sofre as consequências das agressões que esses recursos naturais vêm sofrendo pelas atitudes do próprio ser humano. Para o geólogo, é necessário que os vários projetos que apostam na navegabilidade do Rio Parnaíba, por exemplo, um dos principais da Região Nordeste, saiam do papel e que as futuras gerações possam usufruir desse benefício.

O Piauí possui hoje, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, cerca de 200 barragens, e quase a totalidade está com os níveis acima da média, fenômeno motivado pelas fortes chuvas que têm caído no Estado nos últimos dois anos. 

De toda forma, a data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) serve para que se faça uma reflexão sobre a importância da preservação das águas, que é sinônimo de vida, mas um recurso finito que depende das atitudes racionais do ser humano para sobreviver e ser fonte de vida para os seres vivos.

Edição Site TV Assembleia

Imagem: TV Assembleia



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí