Prêmio Teresa Cristina reconhece empresas que promovem a equidade de gênero
01/04/2022 09:38

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, lançou, na noite desta quinta-feira (31), a primeira edição do "Prêmio Teresa Cristina", que visa ressaltar a importância da equidade de gênero e da autonomia social e econômica das mulheres. A solenidade de lançamento aconteceu no teatro do Sesc Cultural, bairro Noivos, zona Leste da capital.

Criado pelo Decreto nº 22.223, 14 de março de 2022, o "Prêmio Teresa Cristina" é mais um compromisso assumido pela gestão para dar cumprimento em 2022 a um maior número de atividades inclusivas destinadas às teresinenses.

"É um momento de grande alegria em poder homenagear as mulheres e, junto a secretária Karla Berger, vamos trabalhar para a valorização da mulher. A Prefeitura de Teresina está com grandes projetos voltados para as mulheres e não vamos medir esforços para dar esse reconhecimento merecido", declarou Dr. Pessoa.

A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Karla Berger, fala sobre o surgimento do prêmio e ressalta o suporte da gestão no intuito de proporcionar benefícios às mulheres.

"O compromisso de Teresina, por meio da gestão do Dr. Pessoa, é transformar Teresina em uma capital mais segura para todas as mulheres. O prêmio Teresa Cristina inclusive saiu da cabeça e do coração do nosso prefeito: Teresina já nasceu feminina. Uma frase que veio dele que tocou muito a gente no momento de mostrar toda essa sensibilidade que ele tem na política da mulher. E ressaltou que essas políticas públicas avançam quando temos todo esse suporte vindo de uma gestão que é compartilhada com o povo. Com esse prêmio vamos mostrar a importância de olhar a equidade de gênero", disse a secretária.

Considerando a realidade de desigualdade entre homens e mulheres no âmbito do emprego, o prêmio objetiva incentivar e reconhecer, as práticas desenvolvidas por empresas privadas, instituições públicas em Teresina, que corroborem para inserção, permanência e valorização de mulheres no mercado de trabalho formal.

"A diferença entre os ganhos é apenas um dos problemas enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho porque existem outras situações negativas como dificuldade de acesso a gestão e liderança, entre outras séries de situações que colocam as mulheres em situação de vulnerabilidade. É preciso que cada um de nós entenda que essa não é só uma luta das mulheres, e nós homens devemos ir para essas fileiras pela defesa e igualdade de gênero. Investir na igualdade de gênero, investir na diversidade é aproveitar os talentos que em vários casos não são valorizados e esse é o propósito desta edição", pontua o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio.

O prêmio

Anualmente, o prêmio será concedido a todas as empresas entre micro, pequenas, médias e grandes empresas que desenvolverem diretrizes voltadas para políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero.

As inscrições para o prêmio são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 01 de abril de 2022 a 01 de maio de 2022, de forma on-line por meio de ficha de inscrição. O edital do prêmio será lançado na noite do dia 31 de março. A lista das empresas e instituições selecionadas para receber o prêmio será apresentada ao público, em agosto de 2022, com premiação entregue durante programação em alusão ao aniversário de Teresina.

Quem foi Teresa Cristina

Uma grande mulher, esposa de Dom Pedro II, mãe da princesa Isabel e inspiração para a transferência da capital do Piauí de Oeiras para Teresina.

Religiosa, generosa, amante das artes e das pessoas. Assim se caracterizou Teresa Cristina. Com um legado de herança no amor e respeito ao próximo, as mulheres teresinenses também herdaram força da imperatriz Cristina.

Com informações Semcom
Imagem: Semcom

RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí