Volta de medidas restritivas no Piauí não está descartada, avisa governador depois de aumento de óbitos por Covid-19
16/10/2020 07:49

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta quinta-feira (15) que o governo do Piauí não descarta a possibilidade de voltar a adotar medidas mais rígidas, como lockdown, diante do aumento do número de casos e mortes por Covid-19 nas últimas semanas. 

O chefe do executivo chegou a relacionar as aglomerações, registradas na capital e no interior, durante o período de campanha eleitoral, como causas que contribuíram para o aumento da média de casos e mortes. 

"É preciso analisar qual o impacto que tem as atividades da política, do ano de eleição. A gente percebe que tem um casamento desse crescimento do número de casos  pós-convenções , mas desse tema quem vai tratar é o Tribunal Regional Eleitoral, que é quem faz o regramento das eleições.  De qualquer maneira, queremos seguir a ciência. Queremos ter a proteção da vida. O comitê vai apresentar as sugestões e a partir daí vamos abrir um diálogo, inclusive com o TRE", disse. 

Wellington Dias também voltou a citar preocupação com a possibilidade de uma segunda onda de casos da Covid-19 no Piauí e defendeu a volta de um maior rigor nas ações de fiscalização, na capital e no interior. 

"Veja o que está acontecendo em outros países. Países que já tinham superado a doença e estão tendo que voltar ao isolamento mais rígido, voltar às medidas limitação de número de pessoas ainda maior", citou Wellington Dias.

Ocorrências

O Piauí contabilizou, nesta quinta-feira (15), mais oito mortes por covid-19 e 827 novos casos de infecção pelo coronavírus. Os dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) indicam que não houve recuo na média de novos óbitos, após o crescimento verificado na última semana. Além disso, municípios que não tinham vítimas da doença entraram no mapa da covid-19. 

Os principais números desta quinta-feira (15/10)
- 08 mortes confirmadas / 2.269 no total
- 827 casos confirmados / 101.156 no total
- Média dos últimos 7 dias: 10 mortes / 576 casos
- UTIs: 178 internados (ocupação de 49,31%)

Subiu para 177 o número de municípios com mortes por covid-19 - Santo Antônio de Lisboa entrou na lista. Dos 224 municípios do estado, 79% têm ao menos um óbito confirmado. 

Só nesta semana, quatro municípios do Piauí entraram no mapa dos óbitos por covid. Além de Santo Antônio de Lisboa, foram registradas as primeiras mortes de Jardim do Mulato, Arraial e Paquetá. A média é de uma nova cidade por dia entrando na lista desde segunda-feira (12). 

Principal assunto da semana no que diz respeito aos números da pandemia, a média de novas mortes no Piauí segue estável depois do crescimento registrado na semana passada - aproximadamente 10 por dia. Foram 53 óbitos nos últimos cinco dias - quase o mesmo número da semana entre o fim de setembro e o início de outubro. 

Novos óbitos

Das oito mortes confirmadas nesta quinta-feira, cinco foram da capital. 

- Cajueiro da Praia - 1 (mulher, 84 anos)
Total do município: 10

- Manoel Emídio - 1 (mulher, 85 anos)
Total do município: 6

- Santo Antônio de Lisboa - 1 (homem, 77 anos)
Total do município: 1

- Teresina - 5 (homens, 52, 62, 67 e 69 anos; mulher, 82 anos) 
Total do município: 1.072

Com informações Sesapi / Cidade Verde

RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí