Equatorial Piauí realiza testes finais para entrega da nova subestação na zona Sul de Teresina
28/05/2020 10:27

Para a melhoria do fornecimento de energia na capital, a distribuidora de energia Equatorial Piauí realizou no os ajustes finais e testes na subestação Esplanada, localizada na zona Sul de Teresina, que será inaugurada nos próximos dias para compor o sistema elétrico responsável pelo fornecimento de energia na capital.

TV Assembleia - Zona Sul de Teresina ganhará nova subestação de energia elétrica

A região sul é uma das que mais crescem, tanto pelo surgimento de novos bairros como Residencial Teresina Sul e Conjunto Eduardo Costa, como pela ampliação da indústria e comércio no entorno desses centros populacionais.

“Essa é uma subestação que vai atender todo eixo polo industrial sul. Um pleito antigo dos clientes da indústria e da população da região, cerca de 85 mil clientes serão beneficiados. A subestação, totalmente automatizada, já nasce com o viés moderno. Caso haja alguma ocorrência, conseguimos fazer as intervenções de forma remota, diretos do centro de operações. Mais uma entrega para a população do Piauí”, afirma Cosme Cezário, diretor de Operações da Equatorial Piauí.

Com um investimento de R$ 10 milhões, a nova subestação, localizada no bairro Esplanada, oferecerá cinco vezes mais energia para a zona sul. “Esse é um empreendimento que, além de melhorar o fornecimento para as indústrias que já estão instaladas aqui no polo, amplia a capacidade de atendimento aos novos empreendimentos. Então, com a nova subestação da Esplanada, nós criamos condições para que mais empresas venham para cá, se instalem e auxiliem nessa nova etapa de desenvolvimento de Teresina e do estado do Piauí”, ressalta Joaquim Milhomem, gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí.

Participação do Estado

De acordo com o Governo do Estado, os empreendimentos instalados já estão usufruindo da melhoria no fornecimento de energia elétrica, gerado pela nova subestação Esplanada. O Tesouro Estadual contribuiu com R$ 3 milhões para construção da estrutura, atendendo a uma reivindicação histórica dos empreendedores do local.

Com o recurso repassado pelo Estado, por meio de subvenção autorizada pela Assembleia Legislativa do Piauí, a Equatorial Energia ligou uma linha de transmissão de 69 kv a uma subestação da Chesf, e complementou a estrutura para estabilizar a energia fornecida ao polo industrial. De acordo com a empresa, a intervenção beneficia diretamente cerca de 85 mil pessoas que vivem no entorno.

“Era uma demanda quase que diária dos industriais. Muitas empresas geravam o correspondente a metade da capacidade por não terem energia elétrica necessária para rodar as máquinas. Novos empreendimentos deixaram de se instalar aqui. Agora, energia não é mais problema”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Neri.

Durante quase duas décadas, as dificuldades com energia elétrica impediram não só a ampliação das indústrias sediadas no polo sul, mas também afastaram a instalação de novas empresas. “Passávamos 60 dias com máquinas paradas. Os picos de energia queimavam os equipamentos. Como a maioria era importada, tínhamos que esperar peças e técnicos virem da Europa, da Ásia, para fazer o reparo”, lembra João Alves, diretor-presidente do grupo Ferro Norte Industrial.

A eficiência enérgica tira do papel planos de expansão que estavam parados. A Ferro Norte pretende implantar agora o terceiro turno de atividades. A empresa de transformação de aço, que possui atualmente cerca de 400 colaboradores, projeta a criação de 200 novos postos de trabalho em 2021.

“A energia agora está excelente. Aguardávamos isso desde quando o governador Wellington Dias visitou nossa indústria e nos garantiu que seria resolvido. Temos plena condição agora de gerar mais emprego e desenvolvimento”, comemora o industrial João Alves.

Com informações Equatorial Piauí / CCom / TV Assembleia

RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí