Piauí registra estabilização nos casos de Coronavírus
26/03/2020 15:30

O governador Wellington Dias aponta uma estabilização nos casos de Covid-19 no estado. A análise foi feita por meio dos dados que mostram um número muito maior de casos descartados do que de confirmados. Até a manhã desta quinta-feira (26), dos 348 casos notificados, são oito foram confirmados, 173 descartados e 167 suspeitos.

Segundo o chefe do executivo estadual, os governos Federal, Estadual, Municipal e setor privado trabalham de forma integrada para a avaliação dos dados desde o surgimento da primeira notificação no Piauí, o que servirá para traçar as ações a serem realizadas nos próximos passos. “Melhoramos a nossa curva na confirmação de casos no Piauí. Ao mesmo tempo, não temos nenhum óbito. Estamos numa situação de estabilização e queremos uma projeção segura para os próximos dias. Temos que avaliar os próximos passos, trabalhando com a ciência e com muita responsabilidade”, disse Wellington.

Óbitos
O Piauí segue sem casos de óbito resultantes da Covid-19. Na quarta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central do Piauí (Lacen), descartou três óbitos registrados na rede estadual. Outros quatro casos estão sendo investigados. Os casos descartados foram atendidos em Bom Jesus, Oeiras e Teresina. Os que estão sob investigação foram em São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Teresina. O resultado deve sair nos próximos dias.

Testes
Para a continuidade do trabalho de contenção do vírus, a atuação nos aeroportos e divisas do estado está sendo intensificada com a presença do Exército e mais exames serão trazidos. “Enviamos uma aeronave à Brasília para buscar o material para que mais exames possam ser feitos. Estamos ainda na expectativa de receber da China, no próximo sábado, o chamado teste rápido para o coronavírus. Estamos trabalhando para agilizar os resultados”, pontuou Dias.

Leitos
Atualmente, 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública e privada, estão disponíveis no estado, com a perspectiva de que, nos próximos dias, se chegue a 400 para atender a todos os casos suspeitos. O governador ainda chama atenção para a necessidade de estoque de vacinas contra a gripe H1N1, cujo número de casos têm aumentado no estado.

Comissão
Na segunda-feira (30), haverá uma reunião com a Comissão Organizadora Emergencial do Piauí para discutir a possibilidade de alterações no decreto de emergência, como permitir o funcionamento de alguns setores e/ou restringir outros. “Vamos continuar seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e equipes técnicas para que, na próxima semana, possamos ter as condições de tomar medidas mais positivas”, finalizou Wellington Dias.


Fonte: CCom - Lorenna Costa
Imagem: Carta Capital
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí