Programa Jovem de Futuro expande ações para a educação inclusiva
14/02/2020 10:24



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Instituto Unibanco e o Instituto Rodrigo Mendes realizam a formação de Gestão em Educação Inclusiva nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Gran Hotel Arrey. A atividade faz parte da expansão das ações do programa Jovem de Futuro (JF) também para essa área do ensino e visa sensibilizar e formar os diversos agentes que atuam junto às escolas da rede estadual de ensino sobre a temática da educação inclusiva.

Rosane Fonseca, Gestora de Implementação do Instituto Unibanco, revela que esse é o quinto encontro formativo e que culminará nos planos de formação das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) a serem apresentados na sexta-feira (14) e depois postos em prática.

“Neste encontro, trouxemos o tema da equidade para a pauta, com foco nas diversidades. Trabalhamos oficina de Abayomi e produção de bonecas, aula sobre acessibilidade, palestra sobre desenho universal e material pedagógico acessível. A ideia do curso é trazer esse tema da educação inclusiva e equidade para as escolas”, enfatiza a gestora.

Mais de 30 técnicos de educação especial das regionais, técnicos da Seduc e gestores dos centros especializados (CAS, CES, CAP, CIES, CES e NAAH/S) participam do encontro.

O diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Sousa, destaca a importância do encontro, já que este tem o foco em preparar a rede para discutir uma parte tão significativa da educação e de toda sociedade. “Temos no Piauí muitos centros de educação inclusiva atendendo estudantes que merecem bastante atenção. Por isso, o secretário da Educação, Ellen Gera, defende essa bandeira com muito afinco. Dentro do Pacto pela Aprendizagem existe um pilar específico voltado para inclusão. Hoje, entendemos que existe um trabalho no setor que precisa ser melhorado continuamente, preparando e sensibilizando educadores e as famílias para um olhar diferenciado”, esclarece.

Além de nascer a partir de uma parceria de várias instituições e tratar do nobre tema da educação inclusiva, a iniciativa é o ponto de partida da abrangência da temática pelo programa Jovem de Futuro (JF), uma ferramenta que oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para elas, por meio de um circuito de gestão.


Edição Site TV Assembleia

Fonte: CCom
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí