Especialistas alertam para cuidados com a saúde antes do consumo de alimentos crus
18/07/2019 09:32

Muitos afirmam que comer alimentos crus é benéfico à saúde. Sim, pode ser, mas, na realidade, nem sempre é assim, mesmo no caso de frutas e verduras. Isso porque a qualidade dos alimentos está associada também à sua origem e à forma como é manuseado, uma vez que diferentes bactérias, capazes de grandes estragos à saúde, podem estar presentes. Você gosta de alimentos crus? Por exemplo, sushis ou carpaccio? Para os amantes desse tipo de alimento, a experiência é prazerosa, mas é preciso ter cuidados na hora de preparar e de como conservar esses alimentos.

ara o gastroenterologista Daniel Dutra, o consumo de carnes e peixes crus trazem alguns ricos para a saúde, porque podem conter bactérias e vermes que podem comprometer a vida de quem consome. "O processo de cozimento não é só para deixar os alimentos mais saborosos, também é para eliminar grande quantidade de parte dessas bactérias", explica. Mas ele dá algumas dicas importantes, principalmente se o preparo desses alimentos for feito em casa.
A nutricionista Geórgia Alencar, por sua vez, também faz uma advertência, principalmente em relação às crianças, idosos e gestantes, considerados grupos de riscos no consumo desses alimentos crus. "Você tem que saber a procedência, como é que foi preparado", orienta. Segundo a especialista, antes de consumir carnes vermelhas ou brancas cruas, as pessoas têm que examinar todos os procedimentos antes adotados.


Fonte: TV Assembleia
Imagens: TV Assembleia
Reportagem: Thiago Moraes, Volmar Cardoso e Edivan Visgueira
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí