Piauí fortalece fiscalização na divisa com Ceará por conta da peste suína
15/03/2019 08:53

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), mais uma vez, fortalece a fiscalização nas passagens existentes ao longo da divisa do Piauí com o Ceará, com o intuito de proteger o Piauí de possíveis focos de peste suína clássica.  Estão sendo realizadas visitas às propriedades localizadas nessa região. O trabalho é realizado com suporte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"A peste suína clássica tem um grande poder de disseminação, e essa ação tem como objetivo intensificar a vigilância para evitar a introdução do vírus no Piauí", afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, Thaís Santos.

A Adapi pede à população piauiense que, em caso de suspeita da doença ou conhecimento sobre qualquer trânsito irregular de porcos e javalis, informe ao escritório mais próximo da agência. A orientação é que se adquiram produtos provenientes apenas de animais saudáveis e que, ao realizar transporte entre municípios, se busque sempre portar a guia de trânsito animal (GTA) e que não dê aos animais restos de alimentos.

Características da doença e os principais sinais clínicos são:

-Febre alta;

- Lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda);

- Constipação intestinal seguida de diarreia;

- Vômito;

- Sinais nervosos;

- Conjuntivite;

- Falta de apetite;

- Fraqueza;

- Problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio).

Em se tratando das características sintomáticas e particularidades da peste suína clássica, é importante ressaltar que o vírus da doença não acomete humanos, no entanto, por ser de rápida disseminação, pode ter grande impacto sobre a economia, o que faz emergente a necessidade de fiscalizações ativas.

Como a peste suína é transmitida:

- Contato direto entre animais (secreções, excretas, sêmen, sangue);

- Propagação por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos e agulhas;

- Utilização de restos de alimentos sem tratamento térmico adequado na alimentação dos animais;

- Infecção transplacentária.


Edição Site TV Assembleia

Fonte: Fala Piauí
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí