CRIA-PI incentiva mais investimentos em acolhimento familiar de crianças e adolescentes
14/03/2019 09:56

Nos últimos nove anos, o Centro de Reintegração Familiar e Incentivo a Adoção (CRIA-PI) viabilizou, em Teresina, a saída de mais de 80 crianças de abrigos ao acolhimento familiar, mas os números mostram que há uma grande quantidade de crianças esperando para serem adotadas.

O CRIA tem como carro-chefe o projeto Família Acolhedora, como explica a coordenadora do órgão, Francimélia Nogueira, em entrevista à TV Assembleia. Para ela, é necessário que o poder público invista menos em abrigos e mais em acolhimento familiar provisório.

Segundo a coordenadora, nos países mais desenvolvidos, não existem mais a instituição de acolhimento. Os governos investem pesadamente na sensibilidade familiar para abrigar esses jovens oriundos de famílias desestruturadas. Eles ficam provisoriamente em uma família até que a Justiça determine sua situação e integração ou reintegração familiar.

Veja a entrevista de Francimélia Nogueira

Mais informações

Programas do CRIA-PI

Família Acolhedora - É um acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes até que estes sejam reintegrados à família de origem ou disponibilizados para adoção.

Escola de Família - Trabalha com a rede escolar realizando ações socioeducativas com alunos e suas famílias para contribuir com o fortalecimento das relações e prevenir a ruptura dos vínculos familiares e um consequente abrigamento.

Fortalecendo Vínculos - Acompanhamento psicossocial às famílias de origem das crianças e adolescentes inseridos nos programas visando sua reintegração, sempre que possível, e continuidade do acompanhamento após a reintegração.

Papo de Adoção Reunião com pretendentes e adotantes visando a preparação para o exercício da maternidade/paternidade. Sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18 horas, na sede do Cria.

Adoções Necessárias - Busca ativa por famílias para adoção de grupos de irmãos, crianças especiais ou com deficiência, negros, crianças especiais ou com deficiência, negros, crianças maiores e adolescentes.


Edição Site TV Assembleia

Fonte: TV Assembleia
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí