Projeto obriga instalação de placas em Braile nas rodoviárias do Piauí
12/03/2019 12:38

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  se reuniu nesta terça-feira (12) e aprovou o Projeto de Lei nº 05, de autoria do deputado Pastor Gessivaldo Isaías (PRB), para a instalação de placas em Braile com a relação das linhas de ônibus e seu roteiro de viagem nas estações rodoviárias do Piauí.  A matéria foi relatada e teve parecer favorável do deputado Wilson Brandão (PP). 

 

Segundo o autor, o Projeto visa melhorar a vida da população do Piauí. “Temos visto a necessidade da instalação dessas placas para dar acessos as pessoas que chegam nas paradas de ônibus e não tem como saber das rotas dos ônibus”, disse. Segundo dados do IBGE o Piauí tem o maior percentual de população com deficiência visual no país (22,5%), seguido pelo Ceará (22,1%), Rio Grande do Norte e Pernambuco (22,0%). A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2010.


Com uma população de três milhões de habitantes, aproximadamente 675 mil pessoas tem dificuldades para enxergar. A pesquisa releva a necessidade urgente de políticas públicas para reduzir esse percentual. As deficiências auditivas atingem 6%; deficiência motora 7,8 e deficiência mental atinge 1,6% dos piauienses.O Piauí é a Unidade da Federação que apresentou o maior percentual de população com deficiência visual (22,5%), seguido pelo Ceará (22,1%), Rio Grande do Norte e Pernambuco (22,0%).

Com uma população de três milhões de habitantes, aproximadamente 675 mil pessoas tem dificuldades para enxergar. A pesquisa releva a necessidade urgente de políticas públicas para reduzir esse percentual. As deficiências auditivas atingem 6%; deficiência motora 7,8 e deficiência mental atinge 1,6% dos piauienses.

Também de autoria do deputado Pastor Gessivaldo, o PL que institui o Dia em alusão ao evento Novembrinho Azul também foi aprovado na reunião e teve como relatora a deputada Teresa Britto (PV).

 

Utilidade Pública – Também foram aprovados os PL que reconhecem a utilidade pública da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Picos e da Associação dos Moradores do Residencial Canadá. O primeiro, de autoria do deputado Nerinho (PTB) e o segundo, do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB).

 

Titulo de Cidadania – O Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Francisco Limma (PT), que concede o título de cidadania piauiense à senhora Ana Beatriz Martins dos Santos Serane também teve parecer favorável. A homenageada nasceu no Estado do Rio de Janeiro, é professora da Universidade Federal do Piauí e tem um longo currículo de serviços prestados no Piauí.

 

A reunião da CCJ foi presidida pelo deputado Wilson Brandão (PP) e contou com a presença dos deputados Hélio Isaías (PP), Pastor Gessivaldo Isaías (PRB), Francisco Limma (PT), Teresa Britto (PV), Zé Santana (MDB), Franzé Silva (PT), Henrique Pires (MDB) e João Madson (MDB).  


Laryssa Saldanha  - Edição: Katya DAngelles 




Fonte: ALEPI

Imagem: Polêmica Paraíba 

Edição: Site TV Alepi

RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí