Corpo de Bombeiros do Piauí está entre os 10 finalistas em prêmio internacional
07/02/2019 10:05

O secretário de Governo, Merlong Solano, recebeu, nesta quarta (06), o convite oficial para a solenidade de premiação do Conrad Dietrich Magirus Award. O convite foi entregue pelo CEO da Magirus no Brasil, Rodolfo Coelho.

Por estar entre os 10 finalistas, uma equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí irá à entrega do prêmio com todas as despesas pagas pela Magirus, fabricante mundial de veículos de combate a incêndios. A entrega da premiação ocorrerá no dia 1º de março, em Ulm, na Alemanha.

Este ano, apenas quatro corporações de toda a América Latina concorrem ao prêmio internacional, conhecido como o "Oscar dos Bombeiros", que tem por objetivo valorizar o trabalho prestado por esses profissionais. 

O secretário de Governo, Merlong Solano, reconheceu o empenho da corporação e parabenizou a equipe piauiense. “O Corpo de Bombeiros é um segmento especial do serviço público, cujo trabalho vai além do combate a incêndios e operações de salvamento. Nos sentimos orgulhosos com esta indicação”, destacou Merlong.  

Seleção

Os bombeiros do Piauí concorrem ao prêmio pelo resgate, monitoramento e retirada de famílias ameaçadas pelo rompimento da barragem do Bezerro, município de José de Freitas, em abril de 2018. Na ocasião, os bombeiros monitoraram ininterruptamente a situação do reservatório e retiraram mais de 3 mil famílias de áreas de risco, em oito municípios.

O relatório da corporação piauiense foi redigido pela tenente Prycilla Garcia, que participou da ação em José de Freitas. “A maior dificuldade dessa operação foi a logística, embora tenhamos contado com a ajuda da Secretaria de Defesa Civil e do Exército. Exigiu também conhecimento técnico de barragens. Nos primeiros dias trabalhamos sem descanso porque o tempo de ação era muito curto diante do risco”, afirma a tenente.

Prêmio

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, explica que, além da avaliação do júri especializado, os vencedores serão decididos por uma votação online. A equipe que levar a primeira colocação receberá uma formação personalizada para bombeiros com a Magirus Fire Fighter Academy.

Além do comandante Carlos Frederico e da tenente Prycilla Garcia, o capitão Antônio Floriano de Sousa e o major Rivelino Moura, também participarão da solenidade, na Alemanha.

Autoria: Cristal Sá

Edição Site TV Assembleia
Fonte: CCom
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí