Historiador lançará livro que conta a trajetória da Assembleia Legislativa do Piauí
06/02/2019 10:29

A Assembleia Legislativa  do Piauí está editando e deverá lançar até maio próximo o livro "Cronologia Histórica da Assembleia Legislativa do Piauí". A obra, de autoria do historiador Lourival Santos, com mais de 200 páginas traz um regaste histórico e de pesquisa sobre a História do Poder Legislativo do Piauí.


O livro conta a trajetória do Poder Legislativo desde antes de sua implantação, como  o período da pré-instalação do conselho de governo, em 16 de agosto de 1825, pelo brigadeiro Manoel de Souza Martins, no Governo de Província. O livro impresso está sendo preparado para o lançamento com o apoio do Legislativo Piauiense, mas a sua versão online já está disponível no site da Assembleia para pesquisa da comunidade em geral. 

 

Lourival Santos, que é historiador pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e servidor da Assembleia há mais de 30 anos, afirma que a obra foi fruto de uma pesquisa profunda a respeito de todos os aspectos envolvendo a História do Poder em seu contexto local e nacional. "É uma fonte de pesquisa para estudantes, servidores da Casa, curiosos e todas as pessoas que possam se interessar", frisa. Ele também é o responsável pelos arquivos do Poder Legislativo durante os mais de 30 anos em que é servidor. 

 

Ainda de acordo com Lourival Santos, no seu livro estão também incluídas as passagens históricas, citando todos os artigos em que a Assembleia do Piauí está inserida na Constituição. O deputado Wilson Brandão (Progressistas) fez a revisão da obra. 

 

Para acessar a obra Cronologia Histórica da Assembleia Legislativa 

 

Katya DAngelles 


Edição Site TV Assembleia
Fonte: Alepi
RUA DESEMBARGADOR MOTA, S/N - BAIRRO MONTE CASTELO/TERESINA-PI / CEP 64016-270 - TELEFONE (86) 3326 2300. Copyright © 2019 - TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí